caralho - определение. Что такое caralho
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое caralho - определение

TERMO DA LÍNGUA PORTUGUESA QUE DESIGNA O ÓRGÃO SEXUAL MASCULINO
Carallo; Carall; Passaralho; Caralho-de-asas; Caralho de asas
Найдено результатов: 2
caralho         
sm (lat *caraculu, pequena estaca) ch Pênis, cacete, pica. interj Usada para traduzir indignação ou admiração
Pra caralho, ch: em grande quantidade.
caralho      
s.m. (-sXIII cf. IVPM) tab.
1 o pênis n interj. tab.
2 tab. expressão us. para demonstrar admiração, entusiasmo
c., que maravilha!
3 tab. expressão que indica indignação
saia daí, c.!
±
para ou pra c. B tab.
1 muito, demais, extremamente
gostou do filme pra c.
2 em profusão, em grande quantidade; à beça
veio gente pra c. à apresentação
-gram dim.irreg.: caralhete
-uso como loc. empregam-se. tb. as reduções paca , pacas e praca
-etim orig.duv.; Leo Spitzer propôs o lat. characùlus , dim. de charax,ácis , do gr. chárax,akos 'esteio, estaca, empa'; apesar de tal étimo satisfazer tanto semântica quanto foneticamente, o voc., que por sua sufixação arcaica (dim. em - cùlus ) teria de ser uma f. bastante antiga, jamais foi encontrado em lat., como, argutamente, lembra Corominas

Википедия

Caralho

Caralho é um termo da língua portuguesa usado para designar o membro viril masculino. O termo encontra correspondente no castelhano carajo, no galego carallo, e no catalão carall, sendo exclusivo das línguas românicas da Península Ibérica, não se encontrando em nenhuma outra, incluindo o basco.

Documenta-se o uso do termo desde pelo menos o século X, surgindo regularmente nas cantigas de escárnio e maldizer da poesia trovadoresca medieval, sendo também registado nalguma documentação, além de vários usos antroponímicos e nas toponímias da Península Ibérica, em particular da Catalunha, onde se destacam os vários carall bernat.

Este uso do termo como nome próprio para descrever o membro viril, presente inclusive na documentação oficial, termina com a contrarreforma, passando então a ser considerado como obsceno e impróprio, conotação que mantém até aos dias de hoje. Não obstante, o termo manteve uma incrível vitalidade nas línguas romances ibéricas, sendo usado actualmente com dezenas de sentidos diferentes e como meio de expressar as mais diversas emoções, como estranheza, emoção, lambança ou ameaça, embora em algumas regiões tenha perdido o seu sentido original de membro viril.

O caralho marca presença na poesia e literatura modernas, especialmente como disfemismo e elemento provocador, e por vezes como erotismo, tendo entrado no panteão da mitologia brasileira como caralho-de-asas, que por sua vez inspirou um personagem de banda desenhada, o passaralho.